Como elaborar currículo para atrair a atenção dos recrutadores?

Essa é uma dúvida muito frequente de quem está procurando emprego. Vamos dar algumas dicas que podem fazer toda diferença e aumentar as chances de seu currículo ser econtrado e selecionado na etapa de triagem.
Colocar foto no currículo é opcional, você não precisa se sentir obrigado(a) a colocar. No entanto, se quiser colocar escolha uma foto com boa nitidez, de preferência alguma foto que você esteja vestido(a) como iria para uma entrevista de emprego. 
Os dados pessoais que mais importam são nome completo, telefone(s), e-mail e endereço. A sua pretensão salarial, se você tem transporte próprio e carteira de habilitação é bom que informe isso no currículo, mas, assim como a foto, não é obrigatório.  
As informações da sua escolaridade precisam constar no currículo.

 

Se você tiver objetivos específicos de cargos ou áreas que quer trabalhar, deixe bem claro no currículo, se não, escreva para o recrutador saber que você está disposto a trabalhar em outras áreas além da sua formação e experiência profissionais anteriores.
Quando for falar das suas experiências profissionais, cite o nome da empresa, cargo, data de admissão, data de demissão e principais funções e responsabilidades de cada uma. Insira no máximo 6 experiências, dê preferência para as mais recentes e as que você considera que foram mais relevantes na sua carreira.
Além das experiências de trabalho formais, você também pode contar um pouco das suas experiências informais e estágios. É importante que o recrutador saiba os trabalhos você já fez, por quanto tempo e quais habilidades você desenvolveu. 
Caso você esteja em busca do primeiro emprego, deixe isso bem claro e explore informações sobre em que você gostaria de trabalhar de acordo com o seu perfil comportamental, o que você tem interesse em trabalhar e com o que você se identifica.
Se você adquiriu conhecimentos através de cursos ou estudando por conta própria, escreve no teu currículo também. Tem muita gente aí fera Excel, por exemplo, que aprendeu sozinho e é importante o recrutador saber dessas informações.
A dica de ouro é: escreva uma carta de autoapresentação. Fale um pouco sobre você, sobre a sua história. Conte o que você considera que é importante o recrutador saber para selecionar teu currículo para a próxima etapa do processo seletivo. 
Tenha sempre em mente que seu currículo é a oportunidade que você tem para "conversar" com o recrutador. O que os recrutadores querem é encontrar currículos que tenham "a cara" do profissional, com informações organizadas, claras e principalmente verdadeiras. Nunca tente enganar um profissional de RH, uma informação falsa no seu currículo pode te fechar muitas portas.
Ah! É importante você saber que os bancos de talentos das empresas normalmente recebem centenas de currículos diariamente e que nem todos são lidos. Quanto mais bem elaborado estiver seu currículo, quando mais você seguir essas dicas, mais fácil de ser "encontrado" nas buscas pelos sistemas.

Siga-nos nas redes sociais

086 98122-7636

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

Get Recursos Humanos LTDA ME.
CNPJ: 18.943.102/0001-06